Grenache

Grenache

Apresentação

Grenache é uma das variedades tintas mais cultivadas no mundo. Mas apesar da sua prevalência nos vinhedos, ainda goza de menos prestígio com os consumidores do que outras cepas, como Merlot ou Cabernet Sauvignon.   

Uma explicação talvez seja que a Grenache é bastante utilizada em vinhos de cortes, raramente sendo encontrada em rótulos varietais, sendo assim, menos conhecida por nome.

A casta Grenache acumulou várias nomenclaturas conforme foi se espalhando pelo mundo, sendo conhecida como Garnacha ou Garnacha Tinta na Espanha, Garnatxa na Catalunha, Roussillon na França, Rooi Grenache na África do Sul e Cannonau na Itália.  

É importante não confundir a Grenache com a Garnacha Tintorera, nomenclatura dada à Alicante Bouschet na Espanha. A cepa Grenache também conta com duas mutações brancas, a Grenache Blanc e a Grenache Gris.

A Grenache é uma cepa de amadurecimento tardio, adaptando-se bem A regiões de clima quente e seco. Seu bagos têm tamanho médio e os frutos contam casca fina. Versátil, a variedade dá origem a ótimos tintos e rosés

 

GRENACHE DAY

Você sabia que a Grenache tem um dia só dela? O Grenache Day é comemorado na terceira sexta-feira do mês de setembro. A data foi instituída no ano de 2010, durante o evento Grenache Symposium

 

ORIGEM DA UVA GRENACHE

Grenache é uma cepa originária da região de Aragón na Espanha, tendo logo chegado à Catalunha. Não demorou muito para a variedade espalhar-se pela França, em Languedoc-Roussillon, e pela Itália, na Sardenha.  

No século XIX a casta já encontrava-se bem estabelecida no Rhône, ganhando destaque em Rioja durante o século XX, onde foi replantada após a epidemia de filoxera. 

Hoje, Grenache é uma das cepas mais cultivadas em todo mundo, ocupando uma área de mais de duzentos mil hectares de vinhedos, principalmente na Espanha e na França

No Novo Mundo a Grenache é cultivada em países como Estados Unidos, México, Austrália, Marrocos e Brasil

 

OS AROMAS DA GRENACHE

Destacam-se entre os aromas da Grenache: frutas negras e vermelhas, como morango, amora, cereja, groselha, framboesa e mirtilo, especiarias, como pimenta-do-reino e canela, notas florais, como de rosas e violetas, notas mentoladas, de chocolate, tabaco, couro e alcaçuz

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM GRENACHE

A Grenache produz vinhos aromáticos, de bom corpo, com pouca presença tânica e baixa acidez. Para a harmonização com os tintos à base de Grenache a recomendação é: 

  • Carnes Grelhadas
  • Churrasco
  • Porco e Cordeiro
  • Queijos Maduros

Já os rosés acompanham bem:

  • Peixes
  • Frutos do Mar
  • Legumes Grelhados 

Produtos que utilizam Grenache