Esta é uma região de clima frio, encostada ao Pacífico, que chegou há pouco tempo à maioridade.
Os primeiros vinhedos foram plantados em 1997 e seus vinhos são todos de qualidade.
Até 1997, ninguém ainda tinha pensado em fincar videiras no Vale de San Antonio-Leyda, distante 4 quilômetros do Pacífico e, por isso, fortemente influenciado pelas frias correntes marítimas.
Mas Luiz Alberto Fernández, da Viña Leyda (hoje pertencente ao grupo Viña San Pedro Tarapacá), foi contra a corrente e inaugurou os primeiros vinhedos na região, elegendo para essa estreia a cepa Chardonnay.
Outras vinícolas foram chegando, como Garcés Silva, Matetic e Casa Marín, e ajudaram a fazer a fama do Vale de San Antonio-Leyda como uma região formidável para a elaboração de brancos – além de Chardonnay, a Sauvignon Blanc brilha nesta zona – e de tintos Pinot Noir e Syrah.
Vizinho ao Vale de Casablanca, bem ao sul deste, o Vale de San Antonio-Leyda é dividido em Leyda, no norte, e San Antonio, no sul, e fica 75 quilômetros a oeste de Santiago.
As colinas recheadas de vinhas dominam a paisagem, já os solos são argilo-calcários, de baixa fertilidade e boa permeabilidade.
A imprensa especializada revela que esta é uma região de vinhos de qualidade – não há vinhos ruins ou mais ou menos por aqui. Por isso, não tenha medo de arriscar!