Corvina

Corvina

Apresentação

Corvina é uma uva tinta conhecida por dar origem ao renomado Amarone della Valpolicella, um dos mais célebres vinhos da Itália. A cepa também pode produzir vinhos mais leves, frutados e frescos, como os clássicos Bardolino e Valpolicella

Uma variedade de alto rendimento, a Corvina é bastante indicada para o processo de passificação ou appassimento, onde as uvas são secas antes da fermentação e perdem água, concentrando o açúcar e os sabores. 

O appassimento é o processo que dá origem ao Amarone della Valpolicella, onde, além da Corvina, são utilizadas as variedades autóctones Corvinone, Rondinella e Molinara

A alta graduação alcoólica e a grande complexidade aromática e gustativa, conferem ao Amarone della Valpolicella um excelente potencial de guarda, permitindo que envelheça e evolua muito bem com o passar dos anos. 

As vinhas da Corvina apresentem uma boa resistência ao frio, o que é uma grande vantagem, pois a uva demora a brotar e a amadurecer. Seus bagos são ovais, com cachos de tamanho mediano e frutos de casca grossa. 

  

ORIGEM DA UVA CORVINA

Corvina é uma uva autóctone italiana, originária da região vitivinícola de Vêneto, ao norte da Itália, onde ocupa uma extensão de mais de sete mil hectares de vinhedos. Os primeiros registros do cultivo dessa variedade em Vêneto remontam ao ano de 1824. 

O nome Corvina faz referência à coloração escura de seus cachos, “escura como as penas de um corvo”. Corvo em italiano é Corvino, daí a nomenclatura dessa variedade.

Além da Itália, a Corvina também é cultivada na Argentina, onde abrange uma área de cerca de vinte hectares. 

 

OS AROMAS DA CORVINA

A Corvina conta com um bouquet aromático complexo, onde destacam-se notas de cereja, amêndoas, chocolate, noz moscada, notas herbáceas e de couro.

 

HARMONIZAÇÕES CERTEIRAS COM CORVINA

Quando a Corvina é utilizada na produção de rótulos mais leves, como o Bardolino e Valpolicella, recomenda-se a harmonização com:

  • Massas
  • Frutos do Mar
  • Queijos Amarelos

Já no caso do Amarone della Valpolicella, um vinho encorpado e de sabor marcante, a sugestão é o acompanhamento de pratos requintados da alta gastronomia.  

 

Produtos que utilizam Corvina